Psicoterapia AdultoColorir relaxa e ajuda a controlar o estresse, melhora a concentração, a produti

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Gerontólogo


O gerontólogo é o profissional qualificado para atuar diante das necessidades ou dificuldades específicas da terceira idade, no sentido de produzir o bem estar necessário e ampliando a qualidade de vida do idoso. São capacitados para avaliar, diagnosticar e acompanhar as necessidades do idoso, atuando também no combate aos preconceitos e atitudes inapropriadas das famílias e organizações assistenciais. Esse profissional pode desempenhar várias atividades ligadas ao cuidado com a saúde do idoso como prevenção de doenças, promoção da saúde, manutenção do vínculo social com a comunidade e família, entre outras ações.Perfil do profissionalFacilidade para manter a concentração. Estar atento a detalhes. Gostar de estar em contato com pessoas. Possuir interesse por questões científicas e sociais. Expressar habilidade para estabelecer relações de causa e efeito.
Características comportamentaisGostar de trabalhar com idosos e demonstrar interesse social e coletivo, senso de análise, paciência, equilíbrio emocional, comunicação, concentração, liderança, observação, habilidade manual, dedicação, iniciativa, interesse no corpo humano e paciência. Capacidade para solucionar problemas e sensibilidade na compreensão de problemas alheios. Transmitir segurança no contato com as pessoas.
Mercado de trabalhoHá poucos profissionais gerontólogos ainda no mercado, pois sua primeira turma formou-se ao final de 2008, na USP Leste. Há perspectivas para este profissional, já que a população idosa cresceu muito nos últimos anos e a expectativa de vida do brasileiro também aumentou. O profissional encontrará um mercado aberto para sua atuação, principalmente em organizações não governamentais que agem em favor da terceira idade no atendimento e promoção da qualidade de vida. Outro campo muito promissor é o ensino em cursos de qualificação de profissionais da saúde e para leigas sobre o processo de envelhecimento e sobre os cuidados a serem tomados com pessoas idosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário